Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe

em 30 março 2020


Quem foi criança nos 80, como eu, esta triste com a noticia da morte do Daniel Azulay,  72. O artista plástico morreu nesta sexta-feira (26), ele lutava contra uma leucemia quando contraiu o COVID-19, conhecido como coronavírus, e não sobreviveu às complicações trazidas pela doença.

Imagem

Mas para que não conhece que foi o Daniel Azulay: Ele foi um desenhista, pintor e cartunista, nasceu no Rio em 30 de maio de 1947. Azulay foi um desenhista autodidata que se formou em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Nos anos 70 começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais, a Turma do Lambe-lambe



No ano de 1976 ele estreou um programa TV que estimulava a imaginação da criança sem pedir nada em troca a ela. Não precisava de nada para brincar. Azulay influenciou de forma construtiva a geração dos anos 1980 que aprendeu com ele a desenhar, construir brinquedos com a sucata doméstica, e a importância da reciclagem e sustentabilidade em defesa do meio ambiente, nos dias de hoje temos os programas o  Mister Maker e  Art Attack, que lembra muito o programa dele. 

Programas infantis que fizeram história na TV | Programa infantil ...

Também tinha os personagens, pois o nome do programa era Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe. Os mais marcantes eram Gilda e o Professor Pirajá. Nossa!! Como eu gostava desse programa!!! 

Eu amava esse programa principalmente o quadro "pincel mágico", onde ele ia pintando um quadro e algo – em movimento- surgia (hoje sabemos que ele ia pintando de azul, e por chroma-key a imagem ia surgindo). Ele ao mesmo tempo em que ia dando dicas sobre o que apareceria, explicava sobre ele. Sem falar que também passava desenhos animado, e era justamente os da dupla Hanna-Barbera, como todos os desenhos da Bandeirantes naquela época. Daniel Azulay conseguia fazer o programa de um amaneira tão natural, era melhor do que a tia da escola na hora da explicação, ele não infantilizava a voz na hora de falar.  

 Programa Daniel Azulay - YouTube

 programa ficou no ar durante 10 anos, primeiro na antiga TV Educativa (TVE) e depois na Rede Bandeirantes (BAND). A volta a de Daniel Azulay  a tv aconteceu em 1996 com o programa Oficina de Desenho Daniel Azulay também na TV Bandeirantes, que tinha vários quadros com a Turma do Lambe Lambe e introduziu também o personagem Azulinho, uma versão da Emília, de Monteiro Lobato.


Entre os anos de 1982 e 1984 ele também lançou uma gibi (estorinhas em quadrinhos), a  revista “Turma do Lambe-Lambe” foi publicada pela Editora Abril.


Nos últimos anos, o cartunista e apresentador estava dando  cursos de desenhos e de construção de brinquedos de sucata em seu canal do YouTube.


Agora vai ficar a mais que  saudade  da época que eu era criança e espalhava papel e lápis de cor no chão da sala para desenhar junto com ele. Ele tinha enorme habilidade de transformar o simples em fácil. 



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário