Silvio Santos
A notícia que ninguém queria ouvir: Sílvio Santos, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira, faleceu neste sábado, aos 93 anos. Sua trajetória na TV foi marcada pela habilidade única de se conectar com o público.
Domingo era dia de macarrão, galinha cozida e Sílvio Santos na TV. A maioria dos brasileiros tem uma memoria afetiva com o Homem do Baú, como também era conhecido. Sua imagem lançando aviões e o icônico bordão "Quem quer dinheiro?" marcou. Os domingos na minha casa eram sempre preenchidos com sua presença na TV, com uma programação variada que começava com "Domingo no Parque" e seguia até o "Show de Calouros" e seus jurados excêntricos. Era um ciclo de entretenimento contínuo que fazia parte do ritual de domingo.
O legado de Sílvio Santos vai muito além dos prêmios distribuídos na TV em programas. Parte da nossa cultura nos últimos 70 anos, veio através dele. Foi através do SBT que desenvolvi meu gosto por assistir séries. Com sua programação diversificada, deixou uma marca em várias gerações, especialmente ao exibir uma ampla gama de seriados em diferentes horários durante a semana.
Tal Mãe tal Filha, The O.C., Três é demais, Smallvile, Um Maluco no Pedaço, Punky: A Levada da Breca, Eu, A Patroa e As Crianças e, principalmente, Chaves e Chapolin, foram apenas algumas das dezenas de séries que se popularizaram no país graças ao canal aberto. Não esquecendo das novelas mexicanas. Para finalizar , cito aqui a Casa dos Artistas, melhor programa de reality show que o brasil já teve. Para encerrar, gostaria de mencionar a "Casa dos Artistas", que foi, sem dúvida, o melhor reality show que o Brasil já teve. Nos primeiros dias, o programa enfrentou a suspensão de sua exibição devido a uma liminar na Justiça, após acusações de plágio, e passou por diversas mudanças de regras enquanto ainda estava no ar. No entanto, rapidamente voltou à programação e marcou uma era, popularizando nomes que continuam a fazer parte do noticiário até hoje, como Supla, Bárbara Paz e Alexandre Frota. Aliás, Alexandre Frota, que inicialmente desistiu da competição, foi convencido por Sílvio Santos a retornar no dia seguinte, já imerso em informações externas.
Hoje é um dia de tristeza. Com a morte de Sílvio Santos, há uma sensação clara de que está se despedindo uma era que marcou profundamente nossas vidas. Os saudosos anos 80 e 90, que moldaram a nossa geração, estão se distanciando ainda mais.
0 comentários. Clique aqui para comentar também!