Simplesmente: “Um dia”
É inegável que, quando um romance é adaptado para o cinema, os leitores frequentemente experimentam uma sensação de algo faltando. É como se deixassem de narrar passagens cruciais entre os personagens, essenciais para o desenvolvimento da trama. Essa foi exatamente a impressão que tive ao assistir ao filme "Um Dia", estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess. A Netflix nesse mês (fevereiro) lançou a segunda adaptação do romance “Um dia” , dessa vez no formado de série com 14 episódio. O que deixa a obra da Netflix mais interessante é que cada episodio é dedicado a um ano diferente vivido pelo casal, proporcionando uma experiência mais detalhada e completa.
Mas o que dizer sobre essa Obra que é “Um dia”? Uma obra que surpreendeu quem pensava ser impossível se render e se emocionar novamente com a historia de amor do casal Emma e Dexter pela terceira vez. Acompanhar a trajetória desse casal, que começou logo após a festa de formatura da faculdade ao longo de 20 anos. Mostrando todas a nuances de uma relacionamento marcado por encontros e desencontros, falando sobre amor, perda e crescimento de cada um até chegar a maturidade para viverem um grande amor. Não é uma historia que você se senta para assistir esperando apenas momentos felizes o tempo todo. Tanto o filme quanto a série são principalmente obras para assistir e refletir sobre aspectos da vida, transmitindo valiosos ensinamentos sobre o adiamento do que desejamos para o amanhã.
O casal se conhecem em 1988, após a festa de formatura da faculdade, onde o Dexter , um cara rico e bonito e popular com notas abaixo da media. Emma uma garota inteligente, tímida, feminista e aspirante a escritora. O dia seguinte a esse encontro é o dia 15 de julho, dia de São Swithin, que segundo tradição britânica : "Se, no dia de São Swithin chover, alguma coisa, alguma coisa, alguma coisa... vai permanecer”. Apos esse dia cada um segue o seu caminho com objetivos e carreiras distintas. Dexterse torna um apresentador de TV famoso no inicio e Emma vai trabalhar num restaurante mexicano. A Serie segue acompanhando os personagens que mandavam-se cartas sempre que podiam, apenas para se atualizarem e uma vez por ano, acabavam se encontrando nos dias 15 de julho dos anos seguintes e mostrando como ambos vão evoluindo e mudando de comportamento. Alguns anos se afastam outros se aproximam ate descobriram que o que eles sentem é mais que amizade, é amor.
O ponto positivo da série é que ela mostrou-se mais fiel a obra literária que o filme. Pois como citei antes cada episodio é dedicado a um ano diferente. E esse formato permitiu explorar mais os relacionamento e experiências vividas pelo personagens. A série conseguiu dedicar mais tempo para explorar como Emma via com relutância a fama de conquistador de Dexter. Como também explorar mais a vivencia e amizade de Emma com Tilly, melhor amiga e colega de quarto. E no decorrer da série e passar dos anos o Dexter, por sua experiência vividas e fracasso profissional e perda de sua mãe se torna mais sério e a Emma se torna mais segura e vive um relacionamento estável. Eles se afastam por dois anos e ao se encontrarem lembram de como é ficar sem o outro e prometem não se afastarem nunca mais.
Com uma trilha sonora inesquecível, que os transporta através do tempo, é impossível não se envolver com as reviravoltas e os encontros e desencontros desse casal. No entanto, prepare-se para um turbilhão de emoções, pois "Um Dia" é como um encontro marcado com a nostalgia, o amor e a vida, tudo envolto em um irresistível pacote de drama e romance.
0 comentários. Clique aqui para comentar também!