Trilha Sonora da minha Infância

em 10 maio 2022


 



Outro dia olhando minha filha menor cantando o hit febre do momento: o “desenrola, bate e vira de ladinho”, lembrei da época da minha infância, e cheguei a conclusão que ela teve uma trilha sonora, e com músicas que encantam os ouvidos até hoje. E os responsáveis por esses embalos de crianças é a dupla Michael Sullivan e Paulo Massada

Parece engraçado, mas quem foi criança nos anos 80 e início dos anos 90, sabe que o Michael Sullivan e Paulo Massada são os donos da nossa trilha sonora. Essa dupla de compositores criaram dezenas de canções enraizadas na memória afetiva de muitas pessoas.

Paulo Massada, Xuxa e  Michael Sullivan

Brinco com meus amigos que o universo centralizou toda as inspirações dos compositores nos anos de 1980, década áurea da industrializada da música brasileira, tanto na MPB e no Rock Nacional. E o mundo infantil foi agraciado com o Sullivan e Massadas. Essa parceria de sucesso teve início em 1978, com reconhecimento nacional em 1983, quando estouro nas rádios o grande hit “Me dê motivo” cantado por Tim Maia. Acredito, que a explosão do sucesso, tenha acontecido por causa do, tempos sombrios da ditadura militar brasileira, nos anos 80 após o seu fim, as pessoas queriam brincar, cantar, se divertir, comemorar a vida com alegria.


Com composições inspiradas em brincadeiras, desenhos infantis e com versos que só de ouvir dava vontade brincar. Sem falar nas músicas da Xuxa, sim eles são os responsáveis pelo estouro musical que foi a rainha dos baixinhos. Arco-íris, Lua Cristal, Brincar de Índio.

Trem da Alegria -  IOIÔ




Xuxa - Arco íris


Lucinha Lins e Trem da Alegria - Dona Felicidade



Balão Mágico - Amigos do peito




Abelhudos, Trem da Alegria e Xuxa - Nós somos o Amanhã

Em 2017 relançaram 11 canções da dupla no trabalho Carrossel de esperança (Warner Music), que não deu certo. O problema esta nos interpretes escolhidos e na releitura das musicas. Sucessos de Xuxa  soam melhores  nas gravações originais dos anos 80.  


Pois é, houve um tempo em que nove entre dez sucessos da música pop brasileira levavam uma assinatura só. Ou melhor, duas: Sullivan e Massadas. Entre os hits de Sullivan e Massadas estão Deslizes, com Fagner, Whiskie à Go Go, com Roupa Nova, Amor Perfeito, com Roberto Carlos e Um dia de Domingo com Tim Maia.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário