Menudos - Cantinho da Li

03 dezembro 2020

Menudos


Tinha oito anos na época, mas recordo da euforia das meninas mais velhas sobre os Menudos. Tenho certeza que muitos fãs do BTS, nunca ouviram falar sobre esse quinteto PortoRiquenho, mas podem ter certeza que esse gênero de boy band existe porque os Menudos abriram caminho. O grupo foi sucesso internacional entre as décadas de 80 e 90, com shows em vários países da America Latina e nos EUA. Era uma verdadeira febre, que fez com surgissem variações como New Kids Onthe Blok, N’Sync e Backstreet Boy. Na Europa também tivemos boy band: Take That no Reino Unido, Boyzone e Westlife na Irlanda. O Brasil tivemos os grupos Polegar e Dominó. 



Os Menudos foi criado no 1977 na pequena cidade de Caguas, Porto Rico, um empresário ambicioso e habilidoso chamado Edgard Díaz. Os integrantes deveriam ter bom comportamento, entrosamento com a família, ser aluno exemplar e se manter distante das drogas.

A primeira formação de banda, de 1977, trazia dois grupos de irmãos. Havia três primos de Díaz: Ricky Meléndez, Carlos Meléndez e Óscar Meléndez, além de Fernando e Nefty Sallaberry. Ricky Meléndez tinha oito anos na ocasião e se manteve no grupo até a formação que fez sucesso no Brasil, entre 1983 e 1984. Uma das principais características do grupo era a frequente troca dos componentes, que na maioria das vezes eram substituídos ao completarem 16 anos .


A menudomania atingiu seu apogeu quando o grupo era formado Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Meléndez (que foi substituído poucos meses depois por Ricky Martin. Na época os shows costumavam reunir grande público, de modo que apenas estádios de futebol poderiam comportar o número de pagantes. Além da venda de shows e discos, produtos como camisetas, bottons, álbuns, pôsteres, dentre outros, garantiam a receita da banda. 



No Amazon Prime você pode assistir “Súbete A Mi Moto”, série de quinze episódios que reconta a trajetória do grupo Menudo, desde o seu começo nos anos 70, sua transformação em sucesso mundial na década de 80 e seu fim melancólico nos anos 90. Acontecimentos narrados a partir do ponto de vista do criador do grupo Edgar Diaz. Com drama, paixão, histórias incríveis e canções antológicas que enquadram cada episódio, a série traz uma aventura: a história do fenômeno juvenil que revolucionou para sempre a música pop latina. 




Trailer em espanhol de Súbete A Mi Moto


Como citei no início era pequena na época, então teve canções que ouvi pela primeira vez na série. Quando falava em Menudos na minha cabeça vinha logo a música Não se reprima, e saber que a músicas como Claridad e Subete a mi moto fizeram muito sucesso foi surpresa. A serie mostra que essas boys bandas marcam a dolescencia de gerações inteiras, a musica sempre fica e ajudam a construir memórias ( no meu caso com os New Kids on the block) emocionais para cada um dos fã.  


Clip de  Súbete A Mi Moto na série


Clip Súbete A Mi Moto dos Menudos 1981


Clip Claridad na série


Clip Claridad dos Menudos em 1983


Musica Não se reprima



Nenhum comentário