Feliz Páscoa


Páscoa sempre lembra chocolate. Quando somos crianças não nos interessa o verdadeiro significado dessa data.
Além de comer ovos de chocolate a Páscoa é uma festa dos judeus e dos cristãos e, como toda festa, tem o objetivo de comemorar e lembrar um acontecimento importante. Segundo os ensinamentos cristãos, Jesus Cristo venceu a morte porque ressuscitou, o que é o mesmo que dizer que não morreu. Para os que têm fé no Deus cristão e em Jesus Cristo, a vida sempre vence. Os cristãos comemoram nesse dia essa vitória da vida, ou seja, comemoram também uma passagem, da vida terrena para a vida eterna. Já os judeus comemoram no dia da Páscoa o dia do Pessach, que significa "passagem" e simboliza a libertação da escravidão dos judeus no Egito.



Criança quer saber


Por que tem coelho na Páscoa?

Porque os coelhos são símbolos de vida e da fertilidade, uma vez que são os primeiros seres, junto com algumas flores, que aparecem na paisagem, depois do inverno rigoroso. Quem explica isso é D. Plácido F. Guarnieri, 43 anos, do colégio Santo Américo: "são um sinal de vida e prosperidade".

Quando foi a "primeira" Páscoa?

A "primeira" Páscoa foi aquela em os judeus, pela primeira vez, celebraram a libertação da escravidão no Egito, há mais de 3.000 anos.
Por que os coelhos deixam ovos, se nem põem ovos? E por que são de chocolate?
Os coelhos deixam ovos porque os ovos também são símbolo de vida e de renascimento. Afinal, de dentro de um ovo sempre sai uma nova vida, não é? E são de chocolate porque são mais gostosos!

Por que a Páscoa cai cada ano em uma data diferente?

Tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã são festas móveis, porque dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã, por exemplo, acontece aqui no Brasil, no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril



Postagem mais recente Postagem mais antiga