Miosite, ja ouviu falar?

Há exatos cinco acordamos surpreendidos com Aninha reclamando que as pernas estavam doendo muito e não conseguia ficar de pé, tinha levado ao hospital havia 2 dias por causa de virose, estava sendo medicada. Fomos até a escola para comunicar a falta dela, e o pai de coleguinha que é ortopedista nos falou que ela estava com miosite.

bebê pé virado para dentro


O que é Miosite aguda benigna?

É um processo agudo viral da infância que se caracteriza por dor e fraqueza muscular nas extremidades inferiores. Dificulta a mobilidade das pernas, provocando a chamada marcha equina, com os joelhos flexionados ou até impedindo completamente de caminhar.
A causa é uma infecção respiratória prévia por vírus influenza A e B, parainfluenza, citomegalovírus, vírus da rubéola ou retrovírus. Pensa-se nela quando a criança tem dificuldade de andar sem ter sofrido nenhuma pancada ou feito exercício intenso que poderia explicá-la.
Os primeiros sintomas são respiratórios (catarro, nariz entupido, febre, tosse...). Depois de 3-5 dias aparece o resto dos sintomas: fraqueza e impossibilidade de usar as pernas, e forte dor nas panturrilhas.
Diagnostica-se mediante exame físico e exame de sangue.
O tratamento é sintomático; baseia-se em hidratação, repouso, analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Os sintomas cedem em 24 a 48h.
Se você suspeita de miosite aguda e tem algum dos sintomas mencionados, vá a um pediatra para tratar os sintomas.
Epidemiologia
Encontrado igualmente em ambos os sexos. Ocorre entre as idades de 16 e 18 anos.

Sintomas

Dor na perna localizada nas panturrilhas
Andar com dificuldade
Aumento de fraqueza depois de repetir o mesmo exercício
Irritabilidade
Pernas cansadas




Fonte:

Postagem mais recente Postagem mais antiga