Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Hoje 12 de junho é comemorado o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil“. A Organização Internacional do Trabalho criou esse dia para chamar a atenção da população para os prejuízos provenientes da utilização da mão de obra infantil. 

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é uma ocasião para a obtenção de um maior apoio por parte dos governos, da sociedade civil, como também das as escolas, das organizações de jovens e as mídias sociais a favor da ação mundial contra o trabalho infantil. 

Parece ironia mas, enquanto o mundo comemora o Dia Internacional do Brincar, no último final de semana de maio, o Brasil ainda luta para se livrar de problemas crônicos como o trabalho infantil. Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que ao menos 3,4 milhões de crianças entre 10 e 17 anos de idade exerciam algum tipo de atividade remunerada. O número, contudo, não reflete a realidade, já que há atividades, como o trabalho doméstico, em que a fiscalização é difícil. 


Não tem como negar o trabalho infantil expõe a infância a uma condição moralmente degradante, prejudica a escolaridade e faz com que milhares de brasileiros, já em idade adequada ao início de suas vidas profissionais, estejam em desvantagem na luta por uma colocação no mercado de trabalho e em assumir suas responsabilidades sociais. Saiba porque é importante dizer Não ao Trabalho Infantil 


Postagem mais recente Postagem mais antiga