Mochilar com as crianças é possível, sim!


Você sempre adorou por a mochila nas costas e sair para conhecer lugares novos, mas agora depois dos filhos está em dúvida se é uma boa levar as crianças junto ou não? Pois mochilar com as crianças não só é possível, como também pode ser muito divertido!

Por que não, então, programar um passeio cultural ou de ecoturismo com a família para estas férias? Os pequenos com certeza vão adorar e conhecer muitas coisas novas. Viajando e brincando se aprende! Confira dicas de como mochilar com as crianças:

photo by Mark
Imagem: Mark 

Escolhendo o roteiro

Se esta é a primeira vez que as crianças vão participar, não comece fazendo logo de cara um “mochilão”. Prefira roteiros mais curtos, preferencialmente para lugares não muito distantes de casa. Assim você pode ter uma ideia onde o bicho pega ao viajar com as crianças. E elas também podem se acostumar com a rotina do mochileiro!

Imagem: Catherine

Que tal levar seus filhos para desbravar o litoral mais próximo ou fazer um roteiro de ecoturismo na sua região? Cidades pequenas do interior também são uma boa pedida, já que é preciso caminhar menos entre as atrações turísticas e qualquer coisa fica muito mais fácil de retornar ao local onde vocês estão hospedados.

Fazendo as malas

Antes de começar a fazer as malas de vocês, informe-se sobre o clima no destino. Assim você leva somente o necessário e não precisa carregar peso extra. Leve uma peça de roupa por dia, preferencialmente de peças que sejam fáceis de combinar umas com as outras, assim como sapatos confortáveis. E nada de mala grande ou pesada!

É muito importante também levar um kit de primeiros-socorros para qualquer eventualidade. E ainda jogos e brinquedos para distrair a criançada.

Esquematizando a programação

Ao viajar com crianças, o recomendável é passar ao menos quatro dias no mesmo lugar para elas se acostumarem. Tenha ainda em mente que os pequenos não aguentam longas caminhadas! Então se antes você conseguia visitar vários museus por dia, ou percorrer várias cidades em uma semana, agora será preciso abrir mão de alguns programas e fazer os passeio em um ritmo mais lento.

http://usjapanbranding.com/wp-content/uploads/2014/11/1279936740_0c72339f53.jpg
Imagem: vicki vatkins

Sempre que possível, procure mostrar de forma divertida a importância histórica, cultural ou ecológica dos lugares, pois brincando se aprende muitas coisas novas!

Além disso, paradas em pracinhas, parques e zoológicos costumam fazer sucesso entre a criançada. E mostre para seus filhos que a parte mais chatinha da viagem, como enfrentar filas de embarque ou para as atrações, também faz parte da aventura.

Programando os horários

Durante a viagem, não é preciso ter horários super-rígidos, já que vocês estão aproveitando as férias, não é verdade? Mas lembre-se que muitas crianças se incomodam com mudanças drásticas na rotina e podem estranhar novos ambientes, o que é perfeitamente natural.



Imagem: andrewrendell

Por isso é importante ter horários definidos para a soneca, as refeições e o banho, já que eles tornam a adaptação mais tranquila, especialmente para as crianças mais novinhas. Uma dica é levar um objeto que faça o pequenino lembrar de casa, como uma mantinha, uma foto ou qualquer outra coisa que remeta ao lar de vocês.

Passeando com as crianças

Sempre que forem sair, lembrem-se de levar água, para vocês se manterem hidratados, especialmente se estiver calor. E é bom ter sempre também um lanchinho na bolsa, como uma fruta, bolacha ou sanduíche, caso as crianças fiquem com fome. Pode ser que vocês não encontrem nenhum lugar aberto para comer ou só tenham comida de rua à disposição – o que nem sempre é uma boa, já que os pequenos têm um organismo mais sensível que o dos adultos.

lavorare e viaggiare gratis
Imagem: Daniel Oines

E você, tem o hábito de mochilar com os seus filhos? O que acha de pôr a mochila nas costas e sair pra viajar com as crianças nas férias?
Postagem mais recente Postagem mais antiga