terça-feira, setembro 30, 2014

Fim do ORKUT


O Orkut foi criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten. Ele aproveitou o tempo livre (20% da jornada) que o Google dá aos funcionários para o desenvolvimento de novas ideia . Conheci e comecei a participar em junho do mesmo ano. Adepta as salas de bate-papos e aos amigos virtuais, logo o orkut tornou-se um vício. Mas como tudo na vida aos poucos ele foi perdendo a graça e em setembro de 2008 cometi o orkuticídio. Como o nome indica, essa é uma espécie de suicídio virtual, em que o internauta deleta seu perfil do Orkut.

Foram quatro anos inesquecíveis para mim, estava na faculdade e o orkut foi uma forma de estender as amizades feitas nos congressos. No inicio era bem legal, só podia participar quem recebia o convite e tinha que selecionar bem as fotos, pois só tinha espaço para doze, as vezes resolvia fazer uma montagem para colocar todo mundo. E não esquecendo da oportunidade que o Orkut proporcionou de reencontrar amigos que não víamos mais. Foi tanta gente, de ex-colegas de escola até amigos de infância que tinham ido morar em outros lugares.

As comunidades era o diferencial do orkut para as atuais redes sociais. A função das comunidades era agregar o maior número de pessoas com características parecidas que tinham a chance de conversar nos fóruns. Elas também eram consideradas uma extensão dos perfis, apontando as preferências de cada um. A mais famosa e que teve o maior número de membros foi “Eu odeio acordar cedo”, que chegou na marca dos 6 milhões de participantes. Nunca vou esquecer das madrugadas conversando nos tópicos de bate-papo. Engraçado que o que mais me fascinava no Orkut (as comunidades) foi o que fez abandoná-lo.



E hoje, para muitos que resistiam em não abandonar o Orkut, é o dia de dar adeus, será difícil esquecer de algumas características, como o tradicional recadinho “leio, respondo e apago” nos scrapbooks, a sorte do dia, os depoimentos dos amigos. O Senhor Google resolveu desligar plugue que mantinha vivo o Orkut. 


Trajetória do Orkut

Fotos e infográfico do site G1.com
Copyright © 2016 Cantinho da Li , Blogger