Dicas úteis: como organizar a casa depois de uma festa

É uma delícia reunir os amigos para uma festa na nossa casa, não é mesmo? Seja um pequeno jantar ou aquele churrasco em que todo mundo acaba dançando, estes momentos são preciosos e as fotos garantem boas risadas e lembranças. O único problema é limpar e arrumar a casa depois. Os convidados vão embora e parece que passou um furacão! Como tirar mancha de vinho do tapete, juntar todos os copos e lavar a louça que parece ter se multiplicado?

Antes de mais nada, você provavelmente já está cansada porque passou o dia nos preparativos e ainda curtiu a festa. Então nem pense em organizar tudo de uma vez ou limpar a casa nos mínimos detalhes. Gaste só alguns minutos para se livrar da bagunça maior e deixe a limpeza mais pesada para a manhã seguinte.


1 - Comece guardando a bebida e a comida que sobrou, congelando parte dela paraaproveitar depois. É nessa hora que as travessas começam a ficar livres também, portanto já separe com os nomes para devolver aos donos, caso a festa tenha sido comunitária.

2 - Junte os copos, taças, pratos e talheres e deixe tudo na pia da cozinha. Identifique onde derramou comida ou bebida e limpe estes locais imediatamente para evitar futuras manchas.

3 - Separe e organize a louça. Encha os copos com água e deixe de molho na água e sabão as peças mais sujas, como pratos, talheres e travessas.

4 - Chegou a hora de juntar o lixo. Junte todos os descartáveis, latas e garrafas em sacos de lixo, começando nos quartos ou áreas menos usadas na festa e terminando na cozinha. Não esqueça os banheiros! Quando terminar, feche os sacos de lixo e já leve para fora para não ter que se preocupar com vazamentos ou mau cheiro.

Se você ainda tiver ânimo, os próximos passos podem ser feitos na mesma noite da festa. Se não tiver, tudo bem pode deixar para a manhã seguinte. Afinal a pior parte da bagunça já foi e depois de uma boa noite de sono e descanso, tudo fica mais fácil.


5 - Caso tenha mudado a distribuição dos móveis para adequar o espaço e receber mais convidados, não os devolva para o lugar ainda. Aproveite para varrer e passar pano em todas as áreas. Comece novamente nos cômodos mais limpos e termine na cozinha, assim a sujeira e bagunça se concentram em um só lugar.

6 - Lave a louça que ficou de molho na pia na noite anterior. Com certeza a sujeira amoleceu e ficou tudo mais fácil.

7 - Por último faça a limpeza mais detalhada dos banheiros e coloque para lavar a roupa de mesa e banho que sujou na festa.

No caso de você ter ajudante em casa, o ideal é que boa parte desse processo de limpeza e organização aconteça durante a própria festa, como por exemplo recolher os descartáveis, garrafas e latas ou lavar a louça.

Como nem sempre é possível, a família pode ajudar na arrumação depois da festa. Ponha as crianças para ajudar a juntar os copos e pratos descartáveis. O marido pode levar o lixo lá fora e varrer o chão enquanto você lava a louça. E por aí vai...

Só não deixe de curtir sua festa, família e amigos, com receio da bagunça que fica depois. Siga estas dicas e aproveite!


*Texto em parceria com OMO 
Postagem mais recente Postagem mais antiga

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário