Como organizar os livros das crianças



Ler amplia o vocabulário, aumenta o senso crítico, ajuda a desenvolver escrita e ainda dá asas as imaginação das crianças. Por isso é tão importante incentivar os pequenos a lerem desde cedo.

Mas para criar o hábito da leitura no seu filho não basta apenas comprar livros, é preciso também deixá-los sempre próximo ao seu campo visual, facilitando o acesso.

Veja a seguir oito dicas de como organizar os livros de forma que os pequenos possam fazer melhor uso deles – seja para ler ou apenas para ver figura, afinal brincando se aprende.

Foto: BettyNudler
         
Armazene os livros ao alcance das crianças. Se eles ficarem em prateleiras altas, seu filho não terá como pegá-los. Uma ideia é montar uma prateleira baixa usando caixotes de madeira ou cubos. Estantes na horizontal ou móveis mais baixos também são ótimas opções para guardar os livros infantis.


Cubos, nichos e caixas de madeira são perfeitos para deixar os livros sempre à vista


Foto: Wokingham Library

2- O varal de livros também é uma solução bacana. Pendure uma fita bonita em uma das paredes e use pegadores de roupa para segurar os livros. Neste caso, é importante que esses livros sejam levinhos para não despencarem. Com os livros expostos, bem na parede, fica fácil de lembrar que eles existem.

3- Gibis e revistinhas podem ser colocados em cestos ou revisteiro no canto do quarto.

4- O criado mudo é um ótimo local para deixar alguns livrinhos de uso mais frequente, que serão lidos antes de dormir. Arrume uma pilha com alguns deles ao lado da cama.


Faça uso do criado mudo ou um móvel mais baixo para guardar os livrinhos favoritos


 Foto: Sound Racer
5-  Uma boa ideia é organizar os livros por cores para deixar a prateleira esteticamente atraente. Separe as capas por nuances e faça da estante um arco-íris de livros. Além de estimular visualmente, essa arrumação certamente vai alegrar o quarto dos pequenos.

6- Separe os livros ilustrativos dos de leitura. Segmentados, eles ficam mais fáceis de encontrar.

7- Crie um cantinho de leitura na casa. Arrume um tapete com almofadas e uma boa luminária num canto da sala ou deixe os livros perto de uma poltrona convidativa. Um local totalmente dedicado a leitura é um incentivo para as crianças.

8- Aposte em prateleiras que combinem com a decoração do quarto dos seus filhos. Você pode mandar fazer da cor e do formato que mais tem a ver com o estilo do décor.


Ambiente aconchegante: escrivaninha com livros e sofá confortável são boas opções para criar um espaço adequado à leitura


Foto: Personal Creations


Gostou das dicas para organizar os livros infantis e incentivar a leitura dos pequenos? Tem outras ideias criativas? Então compartilhe conosco. Envie suas sugestões e comentários.


Cantinho da Li Copyright © 2009