Festa de Aniversário: Tema Pinoquio

Todos conhecem a estoria de Gepeto, um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao bneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia.

Originalmente, a história do Pinóquio foi uma série publicada em um jornal infantil italiano de Ferdinando Martini, Giornale per i Bambini, no período de julho de 1881 e janeiro de 1883.Desde a sua primeira publicação, o livro de Pinóquio foram traduzidos para vários idiomas. A história ultrapassou as fronteiras da Itália e se tornou um patrimônio universal.

No Brasil, Monteiro Lobato trouxe-o para o contexto do Sitio do Picapau Amarelo, e até mesmo Tia Nastácia foi incumbida de preparar um "irmão" do Pinóquio.

Entretanto, com o passar do tempo, a história foi muito adaptada, e a versão que ficou mais conhecida foi a versão do Walt Disney, de 1940, que conta uma história muito diferente da que foi escrita por Collodi. A versão adaptada por Walt Disney, foi considerada uma obra-prima do cinema de animação.


Agora que já relembramos o conto de Pinóquio, que tal uma festa de aniversário para seu filho com esse tema. Trouxemos hoje uma festa organizada pela @lubcavalcanti.














Cantinho da Li Copyright © 2009