Vítor: Medicina aos 14 anos



Essa semana Sergipe foi noticia nacional, mas foi uma bela causa.
Já imaginou ser aprovado no vestibular aos 14 anos? Pois foi isso que aconteceu com o estudante de Itabaiana (SE) José Victor Menezes Teles, de apenas 14 anos, que ainda cursava o primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Itabaiana, em Sergipe, quando fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como se não bastasse a aprovação, o garoto ainda se classificou para o curso mais concorrido da Universidade Federal de Sergipe, o de medicina.

O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. "Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos", disse.
Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. "A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.
Vítor, muito feliz, diz esperar a formatura e esta realizando um sonho. Quanto ao fato de ter se tornado uma “celebridade”, o jovem assevera que tudo é novidade que logo passará. Porém, enquanto vive o momento, segue recebendo o carinho de amigos e desconhecidos. Pelo fato de cursar o primeiro ano do ensino médio, Vítor não poderia cursar a faculdade . Entretanto, a Justiça concedeu-lhe o direito de submeter-se a uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na quarta-feira (28).


*José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação.


Fonte:
Jornal Zero Hora
Globo.com
Uol.com 
Correio Braziliense
Postagem mais recente Postagem mais antiga