Vítor: Medicina aos 14 anos

31 janeiro 2015



Essa semana Sergipe foi noticia nacional, mas foi uma bela causa.
Já imaginou ser aprovado no vestibular aos 14 anos? Pois foi isso que aconteceu com o estudante de Itabaiana (SE) José Victor Menezes Teles, de apenas 14 anos, que ainda cursava o primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Itabaiana, em Sergipe, quando fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como se não bastasse a aprovação, o garoto ainda se classificou para o curso mais concorrido da Universidade Federal de Sergipe, o de medicina.

O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. "Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos", disse.
Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. "A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.
Vítor, muito feliz, diz esperar a formatura e esta realizando um sonho. Quanto ao fato de ter se tornado uma “celebridade”, o jovem assevera que tudo é novidade que logo passará. Porém, enquanto vive o momento, segue recebendo o carinho de amigos e desconhecidos. Pelo fato de cursar o primeiro ano do ensino médio, Vítor não poderia cursar a faculdade . Entretanto, a Justiça concedeu-lhe o direito de submeter-se a uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na quarta-feira (28).


*José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação.


Fonte:
Jornal Zero Hora
Globo.com
Uol.com 
Correio Braziliense


Topo