30 anos de exibição de Chaves no SBT

25 agosto 2014

Desenho de Vanessa-Arendt

Inicialmente Chaves, era exibido dentro do programa do palhaço Bozo no SBT. Em 1984 a emissora de Silvio Santos, não tinha muitos recursos para preencher a grade de programação. Então, fez uma parceria com a Televisa, antiga Televisión, importando filmes, telenovelas e séries com valor mais acessível. Desde então o programa e sua música tema, Aí vem o Chaves, passaram a ser apresentados pelo canal brasileiro. Nascendo ali um dos maiores fenômenos da televisão nacional.

Criada e protagonizada pelo ator, produtor e roteirista Roberto Gomez Bolaños, “El Chavo del Ocho” é uma das séries mexicanas de maior sucesso da TV mundial. Lançada pelaTelevisa no ano de 1971. Chaves narra as histórias que envolvem o órfão que dá nome ao seriado. Ele mora em uma vila, com alguém que o público nunca fica sabendo quem é. Da mesma forma, com o seu verdadeiro nome. Sempre que está prestes a falar, o garoto é interrompido por um dos outros personagens. Seu esconderijo fica dentro de um barril.

Ao lado dos amigos Chiquinha e Quico, Chaves vive grandes confusões. Seu Madruga , Seu Barriga , Professor Girafales e Dona Clotilde (a Bruxa do 71) muitas vezes tornam-se vítimas das brincadeiras das crianças. Por consequência dos tumultos, Seu Madruga quase sempre acaba apanhando injustamente de Dona Florinda, a mãe de Quico, que vive uma espécie de amor platônico com o professor Girafales. E coitado do seu Barriga que, além de não conseguir receber o aluguel do seu Madruga é vítima das travessuras do Chaves e do famoso : “Foi sem querer, querendo”

As histórias de Chaves e sua trupe fizeram com que o SBT tivesse por várias vezes o maior número de telespectadores da TV. Até hoje, sempre que a emissora de Sílvio Santos parece estar ameaçada pelos outros canais, Chaves é usado como estratégia para alavancar a audiência.

Atualmente Chaves também é exibido no canal Cartoon Network, todas as noites e você pode escolher a versão: português ou espanhol. Confesso que até nos dias hoje, morro de rir com as atrapalhadas do Chaves. Para mim é uma coisa que nunca sai de moda.

Principiais Personagens:


Chaves

Kiko

Chiquinha

Nhonhô

Seu Madruga

Professor Girafales e D. Florinda

D. Clotildes/Bruxa do 71

Seu Barriga
 Tinha uma personagem que não aparecia com frequência, mas, eu adoro. Seu Jaiminho, ele é um carteiro preguiçosos, que sempre quer evitar a fadiga. Também gosta de se gabar de como era conquistador na juventude, no seu desconhecido povoado natal de Tangamandápio, que segundo ele não estar no mapa, mas é taõ grande quanto Nova York.


Fotos: Google
Fontes: Chaves web e SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo