Atividades de lazer que despertam o conhecimento



Nada melhor do que aproveitar a curiosidade nata dos pequenos para estimular o conhecimento. Pensar o aprendizado para além das várias atividades infantis que propomos em casa ou na sala de aula é essencial para complementar o desenvolvimento de toda criança. Incluir no seu roteiro de lazer visitas ao museu, zoológico, planetário, aquário, exposição ou centro de cultura pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse da criançada por diferentes áreas do conhecimento. Veja a seguir algumas razões para frequentar esses lugares com os seus filhos:

Natureza- Aprender fauna e flora:

Visitas ao zoológico, jardim botânico, aquários ou oceanários são atividades de lazer que oferecem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento dos vários ecossistemas que nos rodeiam - do mangue ao fundo do mar, da floresta tropical aos rios, desertos e lagoas. Nesses lugares as crianças  estão livres para explorar a fauna e a flora, deparar-se e, até mesmo, surpreender-se com a imensa variedade de espécies de animais e plantas que habitam o nosso planeta.

É claro que a educação ambiental deve ser sempre incentivada tanto em casa como na escola, mas oferecer oportunidades de contato real com a natureza e com os animais gera uma relação de proximidade, fundamental para que a criança entenda a importância e o papel que a natureza cumpre em nossas vidas. Incentivar este contato estimula a criança a pensar o meio ambiente não como indivíduo alheio, mas como parte dele. Além de educativos, passeios como estes promovem o despertar de uma consciência ecológica. 

Museu- Descobrindo o mundo e a si mesmo: 

O que são os museus senão um pedaço da nossa própria história? Rever os costumes e tradições dos povos antigos permite que a criança reflita sobre a sua própria identidade e a linha evolucionária do tempo - o que nós fomos e o que somos hoje. Também pelo seu caráter multidisciplinar, museus são ótimas opções para complementar o currículo escolar e incentivar outras áreas do conhecimento. Um mundo novo se revela quando uma criança visita um museu.

Planetário- Viajando pelo universo: 

Outra atração sensacional para estimular o aprendizado da criançada é uma visita ao planetário. Além de uma excelente maneira de apresentá-los ao universo da astronomia e os fenômenos que regem os corpos celestes, os pequenos podem ficar simplesmente fascinados com as projeções do céu em uma tela 360° - experiência que cinema nenhum poderá oferecer.

Arte- Imaginação criativa: 

Pode parecer coisa só de adulto, mas arte é um excelente meio para estimular a criatividade e o raciocínio da criançada. Esta forma de expressão, nas suas mais variadas vertentes, texturas, cores e formas, encoraja 
o senso crítico e novas maneiras de se interpretar o mundo. Da próxima vez que houver uma exposição de arte perto de você, não hesite em levar os seus filhos, poderá ser uma experiência e tanto! 

Seja qual for o passeio na sua agenda de fim de semana, o importante é estimular a imaginação e aptidão natural que as crianças possuem para o aprendizado. Para tirar o melhor proveito pedagógico dessas atividades procure criar expectativa nas crianças, e depois de uma visita a um museu ou exposição crie o hábito de fazer perguntas e conversar com os pequenos sobre o que eles viram e o que mais gostaram. Ao fazer isso, você os ajuda a reter na memória o que acabaram de aprender e permite ainda que o interesse pelo assunto siga adiante. O que você está esperando? Passear é bom, mãe!


Cantinho da Li Copyright © 2009