Rinite





É a inflamação da mucosa que reveste o nariz. É muito comum que seja deflagrada por uma alergia: o organismo encara moléculas presentes na poeira e no mofo, por exemplo, como inimigos, e não demora a disparar o que se chama de cascata inflamatória. Como não é possível eliminar completamente aqueles elementos que atiçam as defesas do corpo, o nariz torna-se uma região constantemente inflamada. Vírus, bactérias e fungos, além de fatores irritantes não-alérgicos, como odores fortes, também podem desencadear a inflamação.

os sintomas são coceira e irritação no nariz, coriza, espirros e congestão nasal.

A rinite alérgica exige paciência. É possível lançar mão de medicamentos antialérgicos, mas manter o ambiente sempre limpo e arejado é essencial para controlar o problema. No caso das bacterianas e das virais, o mais comum é que o quadro evolua, levando a outros tipos de inflamação, como sinusite ou otite. Aí o tratamento será específico para essas manifestações.

Evite locais pouco ventilados, onde há acúmulo de poeira e mofo. O tratamento preventivo com medicamentos deve ser prescrito por um especialista.

Fonte:http://saude.abril.com.br/especiais/inverno/rinite-sintomas.shtml
Postagem mais recente Postagem mais antiga

Um comentário:

  1. Oi, Li! Eu tenho rinite, ela melhorou bastante depois que me mudei da casa da minha mãe. Lá tinha carpete, acho que era o que desencadeava as crises. Já minha filha tem até hoje (está com 17), e precisa espirrar um medicamento no nariz todos os dias antes de dormir, senão...
    Percebo que além da higiene, é indispensável ficar longe de cheiros fortes, uso produtos de limpeza bem neutros, e cuidado também com as roupas que ficam guardadas por muito tempo.
    Um abraço, espero que todos estejam bem!

    ResponderExcluir