quarta-feira, setembro 05, 2012

4 Fatos Históricos Que Gostaria de Ter Prensenciado




Quem me conhece sabe que sou fascinada pela Idade Media. Se existe mesmo reencarnação, acho que já passei por lá. Devo ter vivido o feudalismo na França, o Absolutismo na Inglaterra, ou o Renascimento da Itália. Mas dentro do contesto da 4ª Blogagem Coletiva do Café entre Amigos, no qual tenho que citar 4 Fatos Históricos que gostaria de ter presenciado, não fui tão longe no túnel do Tempo.

1 - O assassinato de John F. Kennedy 





Ocorreu a uma sexta-feira, 22 de novembro de 1963, em Dallas, Texas, Estados Unidos. Kennedy  foi mortalmente ferido por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial na Praça Dealey.

2- Movimento das Diretas Já

Era criança quando via na TV as passeatas do Diretas Já, que consistia no movimento da população reivindicando eleições presidenciais diretas no Brasil.A ideia de criar um movimento a favor de eleições diretas foi lançada, em 1983 pelo então senador Teotônio Vilela no programa da Tv Bandeirantes. Sendo o seu ápice foi um com cicio realizado em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, no Centro da Capital, em pleno aniversário da Cidade de São Paulo – dia 25 de janeiro. Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para declarar apoio ao Movimento das Diretas Já. Lembro, que me arrepiei ao ouvir Fafá de Belém cantar o Hino Nacional.

3 – Queda do muro de Berlim

Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. Considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria. O muro, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Porem na ingenuidade minha na época só pensa que seria menos um país a ser estudado nas aulas de Geografia.


4 – Atentados de 11 de setembro

Antes do 11/09/2001 os EUA eram intocáveis,desde que a URSS se desintegrou em 1991. Os EUA passaram 10 anos com o pensamento de serem os donos do mundo e nada poderia ameaçá-los,tanto que a sistema de segurança norte-americano foi pego se surpresa em 11/09 porque todos sistemas e planos de segurança dos EUA estavam voltados a ameaças exteriores,eles não pensavam que algo dentro seu próprio território poderia atingi-los. Cenas que estávamos acostumados a ver nas telas do cinema.
Copyright © 2016 Cantinho da Li , Blogger