Embarque nesse Carrossel


Há quatro anos, quando Serginho passou a se interessar em assistir desenhos animados, deixei de assistir as telenovelas.

Mas agora, no próximo dia 21/05, o SBT apresentará o remake de Carrossel, com a adaptação da Iris Abravanel.

Para quem não se lembra ou não sabe Carrossel, foi um fenômeno de audiência no inicio dos anos 90, transmitida no Brasil pelo SBT entre maio de 1991 e maio de 1992  reprisada três vezes (1993, 1995 e 1996). A novelinha foi produzida no México em 1989, pela rede  TELEVISA, com 375 capitulo e conta a estoria da turma comandada pela Professora Helena. Entre os personagens que mais marcaram estão Valéria, Cirilo, Maria Joaquina (pode parecer estranho, mais era a minha personagem preferida) e Laura.

Quem pensa que Carrosel era uma novelinha pobre de conteúdo, somente para crianças, engana-se. Ela ensinava valores que muitos adultos deveriam aprender. Das denuncias de preconceitos da Maria Joaquina contra o Cirilo, as lições de solidariedade, como por exemplo quando o Davi ficou pobre e Valéria costurou roupinhas de bonecas para vender (eu fiz isso, fazia e vendia roupinhas de bonecas) e ajudar a família dele.

A novela também denunciava o bullyng (naquela época não a maioria não era um problema tão exposto como agora) e apontava as diferenças entre as classe sociais, mostrando que ter dinheiro não torna uma pessoas melhor ou pior que a outras que não tem.

Ah … e a Turma da Salvação: um grupo de meninos que se reunião numa casa abandonada para planejar como ajudar que precisava ser ajudado.

E o Firmino é o velho porteiro e amigo dos alunos, sempre ajudava a acobertar suas estripulias. Mudaram o ator que o interpretava no meio da novela, só Deus sabe o porquê.

As crianças da novelinha tanto tinham seus momentos de traquinagem e certa maldade (beirando a crueldade, na verdade), quanto de solidariedade e bondade para com os amiguinhos.

A novela mostrava o papel do colégio e dos pais na educação e no amadurecimento de uma criança. Naquela época se tinha respeito pelo professor, pelos outros. Hoje, infelizmente, muitos pais se ausentam do papel de educar os filhos, os professores perderam a autoridade na sala de aula, não recebem mais o respeito que deveriam.

Confesso que Adoraria que o SBT reprisasse a versão original de 1989, e não um remake brasileiro.



Postagem mais recente Postagem mais antiga

4 comentários:

  1. Oi que saudade! o carrossel! :) obrigada pela visita no meu cantinho :)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótimo fim de semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,obrigada pela visita,estou te seguindo...bjs..

    ResponderExcluir
  4. Olá retribuindo, sua visita, obrigada.
    Sucesso!!
    bjos
    Já estou te seguindo

    ResponderExcluir