segunda-feira, abril 18, 2011

Dia do Livro


Hojé é o dia do Livro. Em 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o nascimentode José Bento Monteiro Lobato (18 de abril) como dia oficial a literatura infanto-juvenil no Brasil. Monteiro Lobato nasceu no inteior paulista, na cidade de Taubaté, em 1882.


Monteiro Lobato começou sua carreira literária escrevendo para jornais estudantis nos colégios Kennedy e Paulista. Formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo. Morou em república de estudantes, descobriu as obras do filósofo alemão Nietzsche, cujo o pensamento o inspirou bastante em sua vida. Viveu como fazendeiro e foi um editor de sucesso, fundando a primeira editora nacional.


Em 1917 despertou para o mundo com a literatura infantil. Seu primeiro grande sucesso fou ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’, que foi lançado no natal de 1920 e teve como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília. Em suas páginas muita aventura com personagens bem brasileiros, destacou costumes da roça e lendas do folclore nacional.



A partir daí escreveu outros livros de igual sucesso como, ‘O Sítio do Picapau Amarelo’, transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa, pela Rede Globo. Em 1934 lanço o livro ‘Emília no país da Gramática’, e em 1935 ‘Aritmética da Emília’. Em seus livros abordou temas que falam de história, geografia, matemática e português, sendo pioneiro na literatura paradidática, em que se aprende brincando.






Lobato faleceu com 66 anos de idade, no dia 4 de julho de 1948. Deixou uma imensa obra literáira para crianças, jovens e adultos, sendo inclusive reconhecido internacionalmente





Com uma ilustração dos personagens da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", o Google criou um logotipo especial para comemorar o 129º aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato.



Copyright © 2016 Cantinho da Li , Blogger